“Estimo que não pode ser professor aquele que não conhece e não sente o primitivo, o prístino da vida”.
Rolando Toro (1953)
“Nossa tarefa não é simplesmente exercer uma profissão senão realizar a missão de induzir uma mudança interior de respeito e profunda solidariedade humana.”
Rolando Toro
Santiago de Chile, 14/02/2010
“Esta Escola vem sendo gerida com muito amor, cuidado e profissionalismo. Durante todo o ano de 2007, nós, Facilitadores de Biodanza, nos reunimos e refletimos profundamente sobre todo o processo de formação em Biodanza.
Tenho certeza de que esse amadurecimento e o comprometimento com a excelência, tanto no nível afetivo quanto no intelectual dos nossos alunos, são o elixir da nossa Escola.
A Missão e os Valores desta Escola foram discutidos, refletidos e elaborados em total parceria e empatia."
Eliana Almeida, Diretora da Escola de Biodanza Rio-Barra
A Escola de Biodanza Rio-Barra
A Escola de Biodanza Rio-Barra é gerida para a coletividade com a participação ativa dos alunos, oferecendo atividades regulares de:
1 - Formação de novos Facilitadores (aberta em 2008);
2 - Grupos Regulares abertos e semi-abertos ao público;
3 - Maratonas de Biodanza;
4 - Workshops, Seminários e Cursos de Extensão;
5 - Biodanza e Ação Social.
SUA MISSÃO é desenvolver profissionais biocêntricos capazes de operar o Sistema Biodanza Rolando Toro com consciência ética, sendo assim um centro irradiador do Biocentrismo.
Tem como Valores:
1 - Principio Biocêntrico: a vida como principio básico
2 - Ética: o amor como fundamento
3 - Prazer: o caminho para saúde
4 - Biocósmico: êxtase com a totalidade
5 - Cuidado: a essência do humano
6 - Vivência: comprometimento com a ortodoxia

Formação de Facilitadores
Desde 2008, a Escola oferece a formação em Facilitador de Biodanza. Ser facilitador representa mais do que uma nova carreira profissional, mas um compromisso com os valores e princípios que norteiam todo o sistema Biodanza.
De acordo com dados da International Biocentric Foundation (IBF), há cerca de 150 escolas no mundo: 80, na América Latina, Canadá e nos EUA; 60, na Europa, Japão, África do Sul, Israel, Austrália e na Rússia, com 40 alunos. Há mais de 4.000 facilitadores diplomados no mundo, dos quais 1.900 titulados nos últimos cinco anos. São 2.200 Facilitadores graduados no continente Americano e 1.800 na Europa e outros países. A IBF estima cerca 2.500 alunos em todas as escolas do mundo.
Saiba mais sobre a Formação e info da comunidade: Site International Biocentric Foundation
Critérios de Admissão na Formação
Ser participante de um grupo regular.
Obs.: Para aqueles que ainda não fazem parte de um grupo regular, serão oferecidas Maratonas Vivenciais, permitindo que todos possam
ter pelo menos 50 horas de vivência de Biodanza.
"A formação do Professor de Biodanza consiste, essencialmente, em descobrir uma missão, transmitir o estado de graça, mostrar novos
caminhos para exercer o amor e despertar a consciência iluminada.
Frequentemente, as pessoas vivem uma identidade enganada. Reduzem a sua existência às exigências de um ambiente empobrecido, quando não
mesmo tóxico.
Se os Homens se sentem insignificantes, as suas ações são insignificantes.
A auto-imagem de inferioridade cria monstros. Muitas pessoas não sabem que têm dentro uma divindade.
A natureza essencial do humano é a eterna celebração da vida. Esta condição revela-lhe uma visão iluminada sobre si mesmo e sobre o mundo.
A iluminação interior não é um privilégio pessoal. Estar iluminado para si mesmo não basta. A nossa luz é para iluminar os que permanecem
na escuridão, para poder vê-los na sua essência e transmitir-lhes a luz.
Viver é uma oportunidade muito especial, a oportunidade de perceber "o humano eterno" e sentir no corpo o prazer da sacralidade da vida.
Há, em nós, algo maior e mais maravilhoso do que o que pensamos ou fazemos.
Se não nos conectamos com esse fundo eterno, sentindo que somos pobres mortais cheios de dificuldades, a nossa vida torna-se insignificante.
Adquirir essa conexão com o esplendor da vida é essencial. Na verdade, a iluminação, sobre a qual se fala frequentemente como sendo um fenômeno excepcional
cheio de conotações místicas misteriosas e ocasionais, é uma condição natural de todos os seres humanos. Trata-se de uma mudança de visão de nós próprios
e do significado da vida. É um novo modo de vincular-se comos outros e enfrentar as dificuldades, fazendo parte do nosso trabalho alquímico, aceitando a
abundância e a beleza que gera o amor.
Somos muito mais do que o que habitualmente pensamos. Somos criaturas cósmicas capazes de amar e de criar beleza.
Se não assumimos a grandeza, transformamo-nos em assassinos e a nossa vida torna-se insignificante..."
Rolando Toro - Santiago de Chile, 14/02/2010
Este vídeo de Rolando Toro Araneda foi feito por Valu Ribeiro em 2007 - São Paulo no encerramento da Maratona de Xamanismo, realizada pela Escola Paulista de São Paulo: Direção Marlyse Appy e Angelina Pereira.